Soltar PIPAS é divertido, mas atenção o uso inadequado coloca vidas em risco
A pipa, também conhecida como papagaio, raia ou pandorga, é uma antiga brincadeira recreativa. Mas atenção, a diversão se torna perigosa quando se é utilizado o cerol ou linha chilena, pois a linha se transforma num material altamente cortante e coloca vidas em risco.
Este mês, em Ariquemes, uma motociclista teve o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol e ficou gravemente ferida, a vítima foi submetida a uma cirurgia de reconstrução
de nervos e agora se recupera. A Polícia Militar conseguiu identificar os infratores e tomou as medidas necessárias ao caso.
de nervos e agora se recupera. A Polícia Militar conseguiu identificar os infratores e tomou as medidas necessárias ao caso.
A Polícia Militar informa que é proibido à comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha encerada com quartzo moído, algodão e óxido de alumínio (linha chilena), e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possua elementos cortantes, conforme Lei nº 4.726 de 06 de abril de 2020.
A Polícia Militar recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos.
A população podedenunciar o uso ilegal do cerol ou linha chilena por meio do telefone 190.
Foto: ilustrativa
Vídeo: TV Ariquemes
Comentários
Postar um comentário